A Nutri Mi Alimentos elaborou orientações técnicas de prevenção a COVID-19 para os estabelecimentos que irão continuar operando na produção de alimentos com ou sem sistema de entrega (próprio ou através de aplicativos/sites específicos), devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) e ao Decreto do
Governador do Estado de São Paulo.
O Decreto nº 64879 determinou quarentena pelo período de 15 dias, a partir do dia 24/03/2020, e a tendência é que as ações de Fiscalização da Vigilância Sanitária se intensifiquem nos estabelecimentos que estarão produzindo e oferecendo o serviço de entrega, a fim de garantir a qualidade dos alimentos servidos.
PARA QUE OS CLIENTES QUE NUNCA TRABALHARAM COM DELIVERY:
- Avaliar os produtos já existentes no Cardápio, definindo quais produtos serão oferecidos aos clientes;
- Avaliar o processo de produção e o número de itens oferecidos, analisando que itens muito diferentes podem implicar em uma variedade maior de embalagens necessárias, área de trabalho e colaboradores capacitados;
- Adquirir embalagens apropriadas para os alimentos que irá servir, além de lacres invioláveis obrigatórios nesse tipo de serviço;
- Informar seus clientes sobre o Cardápio de Entrega através do site, redes sociais e listas de transmissão;
- Treinar o colaborador que ficará responsável pelo recebimento do pedido, para que não ocorram erros nos pedidos;
- Se possível, tenha a opção “Compre e Retire” para diminuir o fluxo de entregadores no local.
O QUE FAZER PARA GARANTIR A SAÚDE DOS COLABORADORES:
- Implantar um Check list Diário da Saúde dos Colaboradores – verificar em cada funcionário:
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Presença dos sintomas relacionados ao Coronavírus (Covid-19), como febre, tosse, coriza ou dificuldade para respirar;
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Se houve algum caso ou suspeita de caso na sua família ou pessoas de convívio próximo;
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Medir a temperatura do colaborador com termômetro infravermelho específico.
- Orientar os colaboradores para ao chegar ao trabalho, fazer uma higienização completa das mãos, nariz, boca e rosto com água e sabonete;
- Orientar os colaboradores a aumentar a frequência da higiene de mãos, fazendo o procedimento correto de higiene de mãos, no mínimo, a cada 30 minutos;
- Orientar os colaboradores a cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar para não contaminar o alimento manipulado e, em seguida, higienizar as mãos;
- Orientar os colaboradores a evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
- Evitar contatos físicos como apertos de mãos, abraços e beijos como formas de cumprimento pessoal;
- Não permitir o compartilhamento de copos, pratos ou talheres. Sugerimos fornecer copos plásticos descartáveis.
ATITUDES PARA GARANTIR A QUALIDADE DA ENTREGA:
- Colocar cartazes orientativos no local onde os entregadores irão retirar os pedidos, falando sobre a necessidade de manter distância entre as pessoas (de 1 m a 2 m de distância entre pessoas). Se possível, faça marcas no chão indicando essa distância;
- Somente aceitar entregadores/motoboys equipados com caixas de transporte térmicas para garantir a temperatura adequada do alimento durante a entrega, orientando sobre a necessidade de rapidez da entrega;
- Nunca apoiar as caixas de transporte dos alimentos direto no piso;
- Se não houver pia de higiene de mãos no local, disponibilizar Álcool Gel 70% para que os entregadores/motoboys possam higienizar as mãos;
- Disponibilizar área adequada e exclusiva, bem como o material necessário (ponto de água, bucha, detergente neutro, pano descartável, álcool 70% ou outro desinfetante) para que os entregadores possam fazer a higienização adequada das caixas de transporte dos alimentos;
- Orientar os entregadores para fazer a higienização diária e frequente das caixas de transporte dos alimentos e das mãos;
- Orientar os entregadores e motoboys a higienizar, após cada uso, as máquinas de cartões com toalha descartável e álcool 70%;
- Dar prioridade para o recebimento do pagamento de forma online (próprio aplicativo ou outros específicos como Mercado Pago, PayPal, etc.) ou por cartão, já que o dinheiro físico pode ser um meio de propagação de microrganismos (incluindo os vírus);
- Respeitar as recomendações de pouco contato social com o cliente. Se possível, entregar a comida na portaria, portão ou outro local estratégico e acordado com o cliente para evitar contato direto.
OPERADORES DE CAIXA E ATENDENTES
- A cada cliente ou quando necessário higienizar o caixa, o balcão de atendimento e a máquina de cartão com álcool 70% e toalha descartável;
- Manter a distância mínima de 1 m das pessoas;
- Não tocar o rosto, nariz e boca;
- O uso de máscaras somente é recomendado para pessoas doentes ou com suspeita da doença;
- Não recomendamos o uso de máscara de pano;
- Higienizar com maior frequência os carrinhos de compra com álcool 70%.
ATITUDES PARA GARANTIR A QUALIDADE DOS PRODUTOS NA EMPRESA:
- Reforçar a importância do Procedimento Correto de Recebimento dos Alimentos, com a conferência do estado de higiene e conservação do veículo de transporte, da higiene e comportamento adequado dos entregadores e da qualidade dos produtos (temperatura adequada no caso de alimentos refrigerados ou
congelados, bom estado das embalagens, sem rasgos, furos ou partes molhadas/mofadas, características sensoriais); - Se possível, após o recebimento, fazer uma higienização das embalagens recebidas antes de fazer o armazenamento nos locais adequados para cada tipo de produto (Estoque Seco, Freezer, Geladeira, Câmaras ou Estoque de Produtos de Higiene);
- Se receber diferentes tipos de produtos ao mesmo tempo, seguir a ordem de recebimento/ armazenamento: 1º.) Alimentos Refrigerados, 2º.) Alimentos congelados, 3º.) Alimentos secos (sem necessidade de frio);
- O armazenamento das embalagens deve seguir o mesmo rigor que o armazenamento dos alimentos, mantendo-as protegidas, fechadas e em local limpo;
- Usar rigorosamente o PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai) na retirada de produtos em estoque e avisar os superiores sobre produtos com vencimento próximo;
- Fazer a verificação das condições e temperatura dos equipamentos de Refrigeração e Congelamento 2 vezes ao dia;
- Reforçar a higienização de todos os locais de Produção, Armazenamento e Recebimento dos Alimentos, bem como as áreas comuns aos colaboradores (Sanitários, Vestiários e Refeitórios). Obrigatório o uso de algum desinfetante como: cloro (água sanitária ou cloro) ou álcool 70%;
- Responsáveis pelos setores devem acompanhar e monitorar os procedimentos de higienização para garantir a sua eficácia;
- Equipar o colaborador responsável pela higienização dos utensílios utilizados diretamente na refeição dos colaboradores com luva de borracha, para evitar o contato com a saliva de outras pessoas;
- Manter todas as pias de higienização de mãos abastecidas com sabonete bactericida e toalha descartável, bem como manter a lixeira com acionamento por pedal próximo à pia;
- Não permitir o uso de máscaras nasobucais, pois o uso inadequado das mesmas pode torna-las um veículo de contaminação, por ficar próximo à boca, acumular umidade, pelas pessoas ficarem tocando constantemente para arrumar. O uso de máscaras só é indicado para pessoas doentes e nós recomendamos que pessoas doentes sejam afastadas temporariamente do trabalho até que se recuperem;
- Orientar a equipe de manipuladores a seguir rigorosamente as regras de higiene e comportamento pessoal, principalmente: higienização das mãos, barba aparada diariamente, ausência de adornos (alianças, correntes, brincos, relógios, piercing, etc.), não conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos durante a manipulação;
- Orientar os colaboradores higienizar frequentemente bancadas de manipulação e utensílios, bem como a fazer a desinfecção antes do uso;
- Fazer um controle mais rígido de tempo x temperatura durante as etapas de preparo do alimento: alimentos perecíveis não podem ficar fora de temperatura por mais do que 30 minutos; alimentos que passam por tratamento térmico devem atingir no mínimo 74°C no seu interior; o resfriamento dos alimentos deve ocorrer
em no máximo 2 horas (passar de 60°C para 10°C); os alimentos prontos devem ser mantidos quentes (acima de 65°C por no máximo 6 horas) ou frios (abaixo de 10°C por no máximo 4 horas); - Disponibilizar luvas suficientes para o uso adequado para o caso de manipulação dos alimentos prontos ou que não passam por cozimento, fritura ou forneamento e montagem dos pedidos. As luvas devem ser trocadas se estiverem sujas ou rasgadas, a cada troca de atividade ou, no mínimo, a cada 1 hora;
- Proteger as embalagens descartáveis. Inspecionar as embalagens antes do uso;
- Após a montagem do produto, fechar bem a embalagem e colocar o lacre inviolável;
- Direcionar um local e um colaborador único para a entrega do produto e das informações ao motoboy e reforçar a necessidade de higienização das mãos a cada pedido.
Links oficiais novo coronavírus:
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus
http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
Qualquer dúvida, entre em contato.