Todo alimento que adquirimos no mercado vem com uma embalagem utilizada para sua proteção e transporte e com um rótulo, onde ficam as informações sobre os produtos. Mas você sabe por que os alimentos têm rótulos?
O rótulo de um alimento é a forma de a empresa se comunicar com seus clientes. Ele atrai pessoas do seu público alvo através das imagens e dizeres, além de apresentar as características do produto.
Atualmente, com a disseminação da informação de forma mais rápida através dos sites de notícias na internet e das redes sociais, o perfil de consumo das pessoas mudou e elas estão mais exigentes. Assim, aumentou o número de pessoas que se preocupam com a alimentação e que passaram a buscar informações sobre os produtos através da rotulagem.
O direito à informação para o consumidor é regulamentado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor e, no caso de produtos do Segmento Alimentício, por diversas normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O objetivo da legislação vigente é que todas as informações importantes estejam claras e disponíveis, sem nenhuma informação enganosa, incorreta ou que possa gerar dúvidas para o consumidor.
Responsabilidade com a saúde do consumidor
O conteúdo do rótulo de um alimento pode ter efeito sobre a saúde das pessoas. Por exemplo, se uma empresa não faz a declaração correta dos ingredientes que causam alergia alimentar em uma pessoa sensível, que consome esse produto e sofre algum tipo de reação, é uma responsabilidade da empresa fabricante do alimento os danos causados à saúde do consumidor. Cabe reforçar que a declaração correta dos dados é uma obrigatoriedade da empresa que fabrica, fraciona, distribui ou importa o alimento.
Com um rótulo adequado, a empresa constrói uma relação de confiança com seus clientes, demonstrando transparência e ética no seu trabalho. Com isso, o fabricante garante a fidelidade dos seus consumidores. Algumas das informações obrigatórias dos alimentos são: Denominação de Venda;
- Lista de Ingredientes;
- Lista de Ingredientes Alergênicos;
- Tabela de Informação Nutricional;
- Identificação de Origem.
Agora reflita: o rótulo do seu produto está adequado?