O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, perdendo apenas para os EUA, China e Índia. Os dados são do estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês).
Segundo a Prefeitura de São Paulo, aproximadamente 635 mil toneladas de plástico são recolhidas de domicílios da cidade por ano. Isso representa 16,9% do material que é levado para os aterros públicos na cidade.
Para contornar essa situação, o prefeito de São Paulo – SP publicou no dia 13/01/2020 a Lei n°. 17.261 que dispõe sobre a proibição de fornecimento de produtos de plástico em hotéis, restaurantes, bares, padarias, espaços para festas infantis, clubes noturnos, salões de dança, eventos culturais e esportivos.
Com essa nova legislação, fica proibido fornecer copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis. A alternativa para substituir o material plástico é oferecer produtos feitos a partir de materiais biodegradáveis, compostáveis e/ou reutilizáveis. Com isso, visa-se melhorar a reciclagem e reduzir a quantidade de resíduo plástico.
Estabelecimentos devem se adequar à nova legislação
Se você possui algum estabelecimento ativo deve ficar atento, pois os que não obedecerem à lei ficam sujeitos à advertência e multa nos valores de R$ 1.000 a R$ 8.000, que entra em vigor a partir de 01/01/2021. Além desta, já havia sido publicada a lei n°. 17.123 que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico, que está em vigor desde 22/12/2019.
Essas novas legislações e diversas campanhas vinculadas por organizações voltadas à preservação do ambiente, tem levado a uma discussão sobre a forma de consumo e quais ações podem ser tomadas para a redução do volume de lixo gerado.
Você já pensou em como fazer para reduzir o plástico na sua empresa? Será que as embalagens utilizadas no seu produto ou a forma de servir os alimentos aos clientes podem ser mais sustentáveis? É possível reduzir a quantidade de plástico envolvendo cada produto?
Adotar atitudes sustentáveis contribui para o bem-estar do planeta e ainda ajuda a construir uma boa reputação para a sua empresa, pois pode mostrar ao seu cliente que vocês possuem os mesmos valores!
Tem dúvidas sobre novas legislações, assuntos regulatórios ou tipos de embalagens que podem ser utilizadas?
Conte com a Equipe Nutri Mi!
Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos conteúdos sobre qualidade e segurança dos alimentos.
Leia também: Mudanças previstas para a rotulagem de alimentos